quarta-feira, 20 de novembro de 2013

CARTA RESPOSTA DA FJJB AOS PROFESSORES E ATLETAS



          A Federação de Jiu-Jítsu de Brasília vem a público, em respeito aos atletas de Jiu-Jítsu, bem como a toda sociedade, em virtude de falácias maldosas e sem fundamentos que tem circulado nas redes sociais com intuito de difamar a FJJB, razão pela qual não podemos nos calar diante de tais fatos.
         Ab initio, a Federação de Jiu-jítsu, é a organização que representa a CBJJ em Brasília. Desta forma é uma Entidade séria, que tem um nome a zelar, que preza pelos atletas, bem como pelo esporte o qual representa.
         Em virtude de ter se iniciado uma onda de difamação, calúnia, o que, aliás, nos termos do Código Penal Brasileiro é crime, pessoas descompromissadas, sem conhecimento de causa e o que é pior sem qualquer embasamento tem postado em redes sociais inverdades que fere a dignidade de pessoas honradas que estão trabalhando  com seriedade,objetivando levar aos atletas sempre campeonatos de qualidade.
         No que concerne ao trabalho realizado pela FJJB, desde sua gênese, a Federação vem crescendo no cenário nacional e internacional, com reconhecimento e respeito entre todos os praticantes da nobre arte.
         Necessário destacar aos desavisados, bem como aqueles que, sem fundamento, usam de subterfúgios e argumentos abalizados na má fé para tentar denegrir a boa imagem da FJJB e minar a excelente administração desenvolvida em parceria com os atletas.
         Vale lembrar que FJJB não se intimidará e tomará todas as medidas judiciais ou extrajudiciais cabíveis para coibir tais abusos.
         Ressalte-se, ainda, que a mencionada parceria tem produzido os seguintes frutos:
         No ano de 2013:
          As habituais reclamações dos atletas, em função da escassez de competições no DF e entorno que geravam a falta de ritmo de competição ocorridas na gestão de outra Federação é coisa do passado. Visto que a FJJB encerrará o ano com o recorde de 19 eventos realizados, número jamais visto no DF.
          Oportuno destacar que o recorde de eventos organizados pela FJJB propicia aos atletas a manutenção de um ritmo de treinamento mais intenso, favorecendo uma projeção nacional, onde poderão ser testados, acumulando experiência, ritmo de competição e chegando com mais bagagem em competições maiores para lutarem com atletas de ponta.
          Importante frisar que na primeira etapa do Campeonato Brasiliense os campeões da categoria absoluto, faixa preta ganharam passagens aéreas para lutarem os Campeonatos Brasileiro e Mundial em São Paulo e Califórnia, respectivamente.
          Ao longo das 19 competições já realizadas, foram doadas numerosas bolsas para vários projetos sociais, tanto no que se refere às inscrições, quanto ao tocante às filiações.
          Imperioso trazer a baila que na 2ª etapa do campeonato Brasiliense de 2013, foi distribuído 200 quimonos para crianças dos projetos sociais cadastrados, além de outros que foram doados aleatoriamente para pessoas que não tinham condições de comprá-los. As mesmas crianças que foram beneficiadas com a doação dos quimonos obtiveram gratuitamente o registro de suas filiações e inscrições.
          Em parceria com a Secretaria de Esporte, a FJJB enviou mais de 260 atletas por via aérea e terrestre, para lutarem em outros estados e no exterior através do Compete Brasília com a carta da Federação de Jiu-Jitsu de Brasília, sem qualquer ônus para os atletas.
          Desta forma, a FJJB age ao contrário do que fez a outra Federação no qual o Sr. Sergio Culetto Neto fazia parte da Diretoria, que mesmo adquirindo um ônibus através da Secretaria de Esporte para levar os atletas para Cabo Frio/RJ cobrou a quantia de R$ 150,00 referente ao pagamento de passagem de cada atleta.
          Vale lembrar que no dia 13 de novembro de 2013, partiu de Brasília um ônibus para Florianópolis/SC com atletas que foram lutar o Campeonato Sul-Americano, os quais obtiveram resultados expressivos graças ao ritmo de competição que adquiriram ao longo do ano com o recorde de eventos promovidos pela FJJB.
          No mesmo espeque, dia 24 de novembro ocorrerá pela primeira vez, a saída de Brasília de um ônibus somente com atletas femininas para participarem de um campeonato feminino em Três Rios/RJ, totalizando 42 atletas.
          Este ano, a FJJB cadastrou e está apoiando várias associações, ONG’s, projetos sociais, etc. através do Fundo de Apoio ao Esporte – FAE a adquirirem placas de tatame, quimonos e material para treinamento.
          No passado, para lutar em algum evento internacional da CBJJ/IBJJF, os atletas tinham que viajar para outros estados ou outros países. Atualmente é oportunizado pela FJJB ao atleta lutar dentro do próprio DF, o campeonato Brasília International Open que, inclusive, terá uma edição no dia 07 de dezembro próximo.
          Atualmente a FJJB atua não somente em favor dos atletas de Jiu-Jítsu, mas, bem como junto a famílias carentes e instituições de caridade, fazendo arrecadações de toneladas de alimentos distribuídos a estas famílias e instituições, ações estas que acontecem de fato.
           Hoje o curso de regras reconhecido pela IBJJF vem até Brasíla para quem quiser antes os atletas tinham que viajar até o Rio de Janeiro, gastando com passagem, traslado, inscrição e hospedagem. 
           Lembrando também que, a FJJB tem um quadro de árbitros, todos formados e Diplomados pela CBJJ.
          
            A FJJB leva até as equipes do DF e entorno as Clínicas de regras para que todos que quiserem, possam estar por dentro das normas que regem nosso esporte.

          No que tange as verbas adquiridas junto a Secretaria de Esportes do Distrito Federal, cabe esclarecer que para que os eventos sejam realizados, existe uma estrutura que demanda um valor alto em pecúnia, tanto os recursos materiais quanto os recursos humanos demandam uma despesa altíssima.
          Nos recursos humanos atualmente, movimenta-se cerca de 70 pessoas, entre elas funcionários da FJJB, segurança, equipe médica, equipe de montagem, logística, todo o STAFF que trabalha durante o evento (coordenadores, mesários, entregadores de medalhas, técnicos da mesa diretora, operador de sistemas em geral, aferidores de quimono.), pessoal que cuida da limpeza dos ginásios, montadores da estrutura, entre outros. Nos recursos materiais, além da estrutura física que custa em torno de R$ 200.000,00, há os deslocamentos diários que, (aqueles que acompanham,sabem da realidade) dos gastos.
          No mesmo sentido cabe a FJJB o pagamento de água, luz, telefone, internet, aluguel da federação e principalmente os impostos. Se gasta com material de escritório em geral (toner, cartuchos de tinta para impressora, caneta, lápis, borracha, clips, confecção de carteirinhas, de diplomas etc.), sem falar na manutenção tanto preventiva quanto aquelas necessárias, pois se lida hoje com placares eletrônicos, alimentação, combustível, enfim uma gama de situações que aos olhos dos desavisados não são perceptíveis.
          Vale dizer que temos comparativos em mãos (que serão demonstrados em tempo oportuno) que demonstram valores recebidos para realização de campeonatos anteriores a nossa Federação valores esses que superam em muito os valores que temos trabalhado.
          Desta forma, aqueles que caluniam ou difamam sem conhecimento, deveriam buscar a verdade dos fatos antes de cometerem tais crimes.
          Hoje a FJJB tem assessória administrativa, jurídica, contábil, no qual existem profissionais que trabalham com seriedade, em que são observados princípios, o que não é o caso dos acusadores.
          Por todo o exposto, a FJJB na pessoa de seu Presidente Antonio Natalino, seu Vice Presidente Sandro Almeida, bem como através de sua assessória jurídica na pessoa do Dr. Ozias Rodrigues, abre as portas da Federação para aqueles atletas que tem alguma dúvida sobre o trabalho realizado, pois para a FJJB, trabalhar com transparência é questão de ética. O que não pode ocorrer são falácias permeadas de má fé, para denegrir a boa imagem da FJJB.
          E dizer mais uma vez, que estamos e vamos trabalhar para que a cada dia o atleta de jiu-jítsu de Brasília tenha campeonatos maiores e melhores, sem nos intimidar e para isso contamos com o apoio de todos os atletas e professores sérios e dignos de Brasília.
          Razão pela qual nos colocamos a disposição dos Senhores.
Brasília, 20 de novembro de 2013


Atenciosamente,

                      ANTONIO NATALINO
                                               Presidente FJJB

Nenhum comentário:

Postar um comentário